Exames e Tratamentos

Biópsia Prostática Transrectal Ecodirigida

O cancro da próstata é a neoplasia maligna mais frequente no homem, e perante suspeita, o diagnóstico definitivo só pode ser obtido mediante realização de biópsia prostática.

O exame é em tudo semelhante a uma ecografia prostática transrectal convencional. No entanto, a colheita dos fragmentos de tecido prostático obriga à administração de uma anestesia local peri-prostática para que o procedimento seja indolor. São colhidas múltiplas amostras de tecido dos diversos quadrantes da próstata, que são posteriormente analisadas ao microscópio num laboratório de Anatomia Patológica.

É necessária uma preparação antes de realizar o exame, que consiste geralmente na toma de um antibiótico e na administração de micro-clisteres de limpeza, conforme indicação do seu médico. É muito importante que informe, não apenas o médico que o acompanha, mas também o médico que lhe irá fazer a biópsia se está sob medicação para a coagulação do sangue, nomeadamente anti-agregantes plaquetários ou anti-coagulantes. Neste caso, será necessário proceder à interrupção da toma alguns dias antes da realização do exame, conforme indicado pelo seu médico.

A biópsia prostática transrectal será sempre realizada por um médico Urologista experiente na realização deste procedimento.