Exames e Tratamentos

Ecodoppler Peniano

O ecodoppler peniano é um dos exames chave na avaliação da Disfunção Eréctil. Permite distinguir entre as diversas causas de disfunção eréctil e orientar o Urologista na indicação terapêutica para cada paciente.

É um exame seguro e indolor, tendo a duração de aproximadamente 30 minutos. Inicia-se com uma injecção indolor, dada directamente no pénis (intra-cavernosa), de um agente vasoactivo (prostaglandina E2) que provoca uma erecção em poucos minutos. Posteriormente avalia-se a resposta eréctil ao fármaco, bem como o fluxo de sangue nas artérias do pénis, medindo a sua velocidade, índice de resistência e morfologia da respectiva onda de fluxo. Isto é possível através da aplicação do efeito de doppler na interacção dos ultra-sons com o fluxo sanguíneo e com a obtenção simultânea de imagens ecográficas dessas mesmas artérias.

Este exame será sempre realizado por um médico Urologista especializado em Andrologia e no diagnóstico e tratamento da disfunção sexual masculina, o que lhe confere maior sensibilidade para uma correcta avaliação do exame.