Exames e Tratamentos

Reeducação vesico-esfincteriana

A incontinência urinária (feminina e masculina) é uma patologia extremamente frequente e muito penalizadora do ponto de vista social, com graves repercussões emocionais.

A reeducação vesico-esfincteriana é uma forma de tratamento não-invasivo da incontinência urinária, através da utilização de técnicas comportamentais (com ou sem biofeedback) ou da electroestimulação pélvica.

Pelas técnicas comportamentais pretende-se ensinar o paciente a fortalecer os músculos do pavimento pélvico, de forma a aumentar a resistência ao fluxo de urina. Para tal, é necessário identificar esses músculos e aprender a exercitá-los correctamente.

O biofeedback pode optimizar os resultados obtidos com a terapêutica comportamental, permitindo, através da utilização de instrumentos computadorizados e imagiologia, monitorizar o comportamento muscular, o que se traduz numa melhor compreensão dos exercícios por parte do paciente.

Por sua vez, a electroterapia consiste na estimulação da contracção muscular através de eléctrodos cutâneos, endoanais ou endovaginais, com o objectivo não só de fortalecer o pavimento pélvico como também de inibir a actividade do músculo vesical (detrusor), nos casos em que isso é desejável.

As sessões de tratamento serão sempre realizadas por um Fisioterapeuta especializado no tratamento e reeducação dos tecidos musculares que controlam o aparelho urinário.